Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.

Mario Quintana

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Excesso de Culpa

Hoje eu encontrei um exemplo bem prático de como os brasileiros são enrolados. Eis que eu reiniciei o aparelho da Sky. Não foi intencional, é que houve uma tempestade (sem exageros) em Florianópolis ontem e eu, com medo que tudo pifasse por causa de um raio raivoso, tirei os aparelhos eletrônicos da tomada. Hoje, ao religar a TV e a Sky, me deparei com um drama. Enquanto um produto sei lá, inglês, ou pelo menos europeu, diria “Please wait, this may take a few minutes”, ou seja “por favor aguarde, isto pode levar alguns minutos”, a Sky resolveu avacalhar comigo e colocar pelo menos dez mensagens para me assegurar de que um dia, eventualmente, a imagem iria aparecer. Dane-se a Sky, entende? Não faz a menor diferença se a vai imagem aparecer em 10 segundos ou 10 minutos, o que eu não quero é achar que ela vai aparecer a cada trinta segundos que a tela muda para me dizer que “Por favor, aguarde”; “Configurando o satélite”; “Atualizando as informações”; “Aguarde mais alguns instantes”; “Configurando o sinal”; “A imagem aparecerá em breve”; “Ajustando configurações do receptor”… Hello? Eu não pedi um relatório, você não precisa me informar dos seus procedimentos padrões necessários para o religamento do aparelho. Eu não poderia estar menos interessada. A Sky sentiu que precisava me explicar que ela estava fazendo algo, como se fosse culpada de ter que atualizar o sistema, configurar o satélite e fazer sei lá o quê com o receptor. Eu não estava braba com a Sky por me fazer esperar, então ela não precisava ter me dado todas aquelas justificativas detalhadas como quem diz “desculpa, mas eu não vou poder jantar com você porque eu prometi ao meu irmão que iria cuidar do filho dele hoje à noite para que ele possa ir ao cinema com a esposa dele porque, sabe como é, né, depois que se tem filhos tudo fica um pouco complicado. Então não, não tem a ver com você, é só porque eu já tinha compromissos mesmo….” (bocejos). Falta um pouco de objetividade e falta não sentir culpa. Um “por favor, aguarde” já está bom. Sem detalhes, sem expectativas.

Por Melina Savi

Nenhum comentário:

Postar um comentário